Geodouro, novo parceiro de referência Wingtra

A Geodouro, empresa de Consultoria e Topografia sediada em Lamego e em actividade em  Portugal há mais de uma década, apresenta-se como uma empresa prestadora de Serviços Topográficos, com participação activa e reconhecida neste âmbito, essencialmente na Região Demarcada do Douro.

Tendo em conta as suas áreas de intervenção, a Geodouro identifica-se como uma empresa de engenharia especializada nas áreas de Topografia, Cartografia, Cadastro, Sistemas de Informação Geográfica, Projectos de Desenvolvimento Rural, Expropriações e Serviços fundiários. Nos mais diversos projectos desenvolvidos, a Geodouro pauta-se pelo rigor, eficácia e flexibilidade.

WingtraOne GENII com PPK, Sony α6100 e Micasense RedEdge MX

A Geodouro passou a ser o mais recente parceiro de referência da Ghostysky em Portugal. Equipada com o nova geração do drone WingtraOne GENII com PPK, a câmera RGB Sony a6100 de 24MP e câmera multiespectral Micasense Rededge-MX, a equipa dos profissionais da Geodouro possui neste momento a capacidade e versatilidade para efectuar levantamentos de projectos extremamente desafiantes nas mais diversas áreas.

Tendo em conta as características do WingtraOne GENII, nomeadamente na capacidade de efectuar levantamentos de até 240 ha num único voo, equipado com câmeras topo de gama nos seus segmentos e embutido com um receptor PPK, a Geodouro encontra-se equipada com tecnologia que lhe permite obter dados de qualidade e precisão superiores, no levantamento, mapeamento e análise de projectos nas mais diversas áreas tais como GIS, Construção & Infraestructuras e Agricultura de precisão.

Formação Onsite

A formação de operadores Wingtra ocorreu nos dias 11 e 12 de Novembro de 2021 nas instalações da Geodouro. Num primeiro dia dedicado à parte teórica, foram abordados os seguintes tópicos: 

  • Introdução ao equipamento do bundle Wingtra;
  • Workflow de processos a ter em conta antes de ir para campo;
  • Preparação do Voo;
  • Como preparar um voo seguro;
  • Geotagging;
  • Configurações de suporte e garantia;

O bundle WingtraOne GENII

O bundle WingtraOne GENII recebido compunha-se pela PilotBox, a mala de transporte da câmera Micasense RedEdge MX e a HardCase do WingtraOne GENII que incluía a câmera Sony a6100. Neste bundle é fornecido todo o material necessário para se poder começar a voar imediatamente.

Dos conteúdos teóricos à abordagem prática

Durante a formação foram introduzidos tópicos relativos aos produtos e acessórios Wingtra. Todos os formandos são convidados a interagir, são estes os primeiros passos no manuseamento de todo o material do bundle.

A primeira fase da formação é extremamente importante, é nesta que são abordados os tópicos sobre a boa utilização dos produtos Wingtra tal como o planeamento e gestão de voos de forma segura e eficiente. 

Nesta fase, todos os conceitos sobre a utilização dos produtos conjugam-se com as boas práticas e regras de segurança na utilização do drone. O objectivo é que, a cada missão, se possam optimizar as missões de voo, obtendo os melhores resultados de dados e da forma segura.

Formação do 2º dia - Em campo

O 2º dia é o dia mais esperado das formações, a passagem à prática com a iniciação aos voos com o WintraOne.

Com esta vista deslumbrante sobre o Douro chegamos ao local para a missão de voo. 

Numa primeira fase e antes de iniciar o voo, tivemos de verificar as boas condições do local, as boas condições climatéricas e a inexistência de outras aeronaves na nossa área de voo. Todas estas condições são obrigatórias para que possamos iniciar um voo não só com o WingtraOne tal como com qualquer outra aeronave não tripulada.

Drone + tablet, check

Como todo o trabalho na criação da missão do voo tinha sido feito no escritório através do WingtraHub, foi apenas necessário importar a missão de voo para o WingtraPilot no tablet

Neste ponto, em campo, apenas necessitamos do tablet e do drone para todo o processo de iniciação e gestão do voo com o WingtraOne GENII.

Preflight checklist ok, prontos para voar!

As grandes características que diferenciam o WingtraOne GENII tais como, a capacidade de descolar e aterrar em espaços reduzidos (~2m), a enorme capacidade de resistência ao vento, a rápida colocação do drone em posição “ready-to-fly” e a utilização apenas do tablet para gerir todas as missões, permite aos operadores uma enorme rapidez e eficiência em campo. Estas características são ainda mais importantes quando falamos de terrenos acidentados tais como os da região do Douro onde efectuamos os voos.

Para os gestores de projectos, todas estas características são uma enorme mais valia: o tempo despendido deve ser na análise e gestão dos dados e não em processos morosos de voo em campo. 

Ready, Set, Go!

O descolar do WingtraOne é imediato!

No espaço de segundos o drone atingiu a altitude de voo definida para iniciar a captura dos dados.

Aqui um outro vídeo capturado por um drone multirotor do mesmo levantamento.

A aterragem é feita de forma suave e completamente automática!

Dados obtidos

Aqui partilhamos algumas das imagens obtidas com o WingtraOne GEN II e a câmera Sony a6100.

Conclusão

Os resultados finais da formação foram um sucesso. A formação de 2 dias permitiu aos operacionais da Geodouro ficarem imediatamente aptos para poderem voar e iniciar os seus projectos de levantamentos com o WingtraOne GENII.

Quanto a nós, desejamos as suas boas vindas à família Wingtra assim como todos os seus sucessos futuros.

Ghostysky@2021

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Product Enquiry