WingtraOne GEN II, o primeiro drone a receber a aprovação SORA SAIL III pela Federação de Aviação Civil na Suiça

A Wingtra alcançou recentemente um importante milestone no que diz respeito à regulamentação para as aeronaves não tripuladas ao receber a aprovação SORA SAIL III pela Federação de Aviação Civil na Suíça.

Esta aprovação não vem apenas confirmar o sucesso na certificação e validação do processo de voo com o WingtraOne por parte das autoridades de aviação civil, como também permitir uma maior facilidade na implementação de projectos baseados nesta categoria no espaço europeu. 

Após uma conversa com o especialista Wingtra em assuntos regulamentares, Antonio Pascual del Rio, foram abordados os temas desta importante aprovação tal como as suas implicações para todos os clientes abrangidos pela nova regulamentação europeia da EASA para UAS.

O que foi conseguido com esta aprovação por parte da Wingtra?

Antonio Pascual del Rio: “O WingtraOne GEN II foi o primeiro drone a receber a aprovação SORA SAIL III por parte da Federal de Aviação Civil [FOCA] na Suíça com a Wingtra como operador. Isto significa que o WingtraOne GEN II é apropriado para operações sob condições abrangidas pela subcategoria SAIL III: permissão de operações de voo acima de áreas povoadas de até 140m acima do solo e na linha de vista [VLOS].

Em suma, ao utilizar o WingtraOne GEN II nos seus projectos, os operadores podem agora submeter o pedido de permissão de voo nesta categoria específica sabendo que a plataforma Wingtra cumpre os padrões/requisitos exigidos para o SORA SAIL III.”

O que é exactamente o SORA?

Antonio Pascual del Rio: “SORA é uma plataforma de avaliação de risco de operações específicas com drones, ou seja, uma forma estruturada de avaliar os riscos relacionados com operações de aeronaves não tripuladas. É um processo subdividido por várias etapas, utilizado pelas autoridades nacionais de aviação civil em toda a União Europeia, afim de conceder as aprovações de voo. A aprovação SORA é baseada nas qualificações do operador, tal como na segurança e operacionalidade testadas e auditadas à plataforma UAV.

De que forma irão beneficiar os clientes Wingtra com esta aprovação?

Antonio Pascual del Rio: “Em primeiro lugar e para ser claro, esta aprovação aplica-se à plataforma do drone e ao operador. Neste momento a autorização SAIL III aplica-se à Wingtra como operadora do WingtraOne GEN II, concedendo-lhe a  permissão para voar acima de áreas povoadas de até 140 m acima do solo e em operações VLOS.

Portanto e respondendo à questão, o enorme benefício é que outros operadores WingtraOne GEN II também possam obter essa autorização.

Na prática, o que muda esta aprovação para os actuais e futuros clientes Wingtra?

Antonio Pascual del Rio: “Os clientes que queriam utilizar o seu WingtraOne GenII nas suas operações e fora da categoria aberta, terão agora uma prova oficial de que sua plataforma está em conformidade com os requisitos do SORA SAIL III

Por outras palavras, a aprovação SAIL III do WingtraOne GENII pela FOCA permite que os operadores europeus de drones submetam as suas aprovações às suas autoridades nacionais de aviação cívil de acordo com o processo SORA agora aprovado à Wingtra.

O que significa a aprovação na Suiça para os clientes nos restantes países Europeus?

Antonio Pascual del Rio: “Enquanto cada estado membro poderá ajustar a sua regulamentação de acordo com os seus requisitos e necessidades locais, a aprovação de um sistema UAV numa categoria SORA num estado membro abre as portas para sua consideração e aprovação noutros. A Suíça tem uma reputação de altos padrões de qualidade tal como a implementação rigorosa de regras/regulamentos e padrões de segurança.

Portanto, o precedente estabelecido com esta aprovação Wingtra na Suíça  será certamente uma enorme mais-valia na simplificação das aprovações nos outros estados membros

Fonte: Wingtra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Product Enquiry