A mais valia na utilização de drones no sector da Energia Solar, nos Parques Solares Fotovoltaicos

A utilização de drones vem crescendo de forma significativa em diversos setores, impulsionando a eficiência, a precisão e segurança em várias áreas de atividade. Nos parques fotovoltaicos, a implementação dessas tecnologias oferece um grande potencial para melhorar as operações, manutenções e monitorização das instalações solares. Este post tem como objetivo apresentar os benefícios e as aplicações dos drones nos parques fotovoltaicos.

Benefícios da Utilização de Drones

Inspeções eficientes

Os drones permitem inspecionar áreas extensas nos parques fotovoltaicos de forma rápida e eficiente, identificando problemas tais como sujidade, danos nos painéis solares ou ainda conexões defeituosas. Estes automatismos de processos com drones são extremamente fáceis e rápidos de implementar, o que reduz o tempo necessário face a alternativas como as  inspeções manuais, por exemplo, e ainda minimiza os tempos de interrupção na geração de energia.

Sugestão de equipamentos:

Drones

Sensores

Monitorização contínua

Com a capacidade de voar de forma rápida, regular e eficiente sobre as infraestruturas dos parques solares fotovoltaicos, os drones podem fornecer uma monitorização constante das condições dos painéis solares, permitindo a deteção precoce de qualquer degradação ou mau funcionamento. Todos estes processos de monitorização podem ser executados sem qualquer interrupção na geração da energia do parque. Isto permite otimizar a manutenção preventiva e reduzir futuros custos associados.

Sugestão de equipamentos:

Drones

Sensores

Análise térmica

Drones equipados com câmeras termográficas podem identificar hotspots nas placas solares, indicando áreas de superaquecimento ou falhas no sistema elétrico. Isso ajuda a resolver problemas de forma proativa e a maximizar a eficiência da geração de energia.

Sugestão de equipamentos:

Drones

Sensores

Mapeamento topográfico

A topografia precisa do terreno é fundamental para o projeto e a construção de parques fotovoltaicos. Drones podem criar mapas detalhados do terreno, auxiliando no planeamento da disposição das placas solares e na otimização do layout.

Sugestão de equipamentos:

Drones

Sensores

Recetores GNSS

Segurança dos trabalhadores

Ao substituir parte das inspeções manuais em locais elevados e de difícil acesso, os drones reduzem os riscos para os trabalhadores, melhorando a segurança nas operações de manutenção.

Sugestão de equipamentos:

Drones

Sensores

Aplicações práticas

1. Inspeções regulares

Agendamento de voos regulares para inspeções visuais e termográficas, detetando qualquer anomalia nas placas solares ou no sistema elétrico.

2. Manutenção preventiva

Identificação antecipada de desgaste, corrosão e outros problemas, permitindo agendar a manutenção preventiva de forma eficiente.

3. Gestão de ativos

Utilização de dados coletados pelos drones para criar uma base de dados de ativos, facilitando o rastreamento e a gestão das operações.

4. Relatórios detalhados

Geração de relatórios detalhados com imagens e dados, oferecendo informações claras sobre o estado do parque fotovoltaico.

5. Treino e simulações

Uso de drones para treino das equipas de manutenção, simulações de cenários e planeamento de intervenções.

Conclusões

A utilização de drones em parques fotovoltaicos traz uma série de vantagens, desde inspeções mais eficientes, ao aumento da segurança dos trabalhadores até à otimização da geração de energia. A aplicação de processos através de drones é uma abordagem inovadora que impulsiona a eficiência operacional e contribui para a sustentabilidade do setor de energia solar. Com investimento adequado e integração inteligente, os drones têm o potencial de revolucionar a indústria de energia renovável.

Ghostysky@2023

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Product Enquiry